Usar fio dentário, da forma adequada remove a placa e os restos de alimentos em zonas a que muitas vezes a escova de dentes não chega: por baixo da linha das gengivas e nos espaços entre os dentes. Uma vez que a placa entre os dentes pode levar à degradação dos dentes e gengivite, as autoridades de saúde oral recomendam o uso diário do fio dentário.
Como se deve usar o fio dentário? Para uma máxima eficácia, procure aconselhamento junto do seu dentista ou use a seguinte técnica:
Para uma dentição completa, são suficientes 30 cm de fio dental. Dê duas ou três voltas de uma das extremidades ao dedo do meio e à extremidade do outro dedo do meio, até que os polegares esticados toquem um no outro.
Insira cuidadosamente o fio dental em movimentos suaves, sob o ponto de contacto dos dentes adjacentes, fazendo o fio entrar no espaço entre os dentes. Nunca deixe que a entrada no espaço entre os dentes seja repentina ou forçada, pois pode cortar ou ferir as gengivas (que são delicadas) com gravidade.
Segure bem o fio dentário entre o polegar e o indicador, deixe cerca de 2,5 a 5 centímetros entre os dedos e mova o fio dentário suavemente para cima e para baixo 4 a 5 vezes. Além disso, certifique-se de que o fio dentário desce abaixo da linha das gengivas.
Se o fio entre os dedos ficar sujo (o que pode acontecer depois de o passar em cada espaço), role esta parte num dos dedos do meio e desenrole uma parte limpa do outro dedo do meio. Para remover o fio dentário, faça um ligeiro movimento para trás e para a frente para mover o fio para fora do espaço entre os dentes.
Que tipo de fio dentário deve usar?
Atualmente, o fio dentário tem dois tipos de materiais:
- Fio de nylon
- Fio de PTFE (politetrafluoroetileno)
O fio dentário de nylon tem variantes com ou sem seda. Uma vez que este tipo é constituído por vários fios de nylon, pode em certos casos descabelar ou desfazer-se, especialmente nos rebordos de implantes, coroas e dentes desvitalizados. É um fio dentário difícil de usar nos espaços mais estreitos entre os dentes. O fio dentário PTFE de um fio é fino mas, na maioria dos casos, mais largo. Dá para colocar facilmente entre os dentes, mesmo nos espaços mais estreitos, e praticamente não se desfaz. Usados corretamente e por pessoas com experiência, ambos os tipos de fio dentário são ótimos para remover placa e restos de alimentos. No caso de espaços mais largos, o fio dentário mais volumoso ou escovas interdentais são boas alternativas.
1. Use cerca de 45 a 60 cm de fio dentário, deixando 2,5 a 5 cm de fio entre os dedos.
2. Mova suavemente o fio 4 a 5 vezes para cima e para baixo nos dentes em cada espaço entre os mesmos.
3. Tenha cuidado ao passar o fio sob a linha das gengivas, evitando danificar as gengivas com a passagem do mesmo.