Imagine que está a beber um refresco ou a comer um doce e sente uma dor aguda e repentina nos dentes que o impede de desfrutar o momento. A dor desaparece rapidamente, mas em breve regressa. É provável que este fenómeno se deva a um caso de sensibilidade da dentina, cuja sensação se assemelha à dor de dentes.
O que pode fazer para combater a sensibilidade dentária causada pela irritação do nervo? A hipersensibilidade dentinária pode ser causada por fatores diferentes, e antes de sabermos as causas e soluções, vamos recordar a anatomia básica dos dentes.
Anatomia do dente
O site da Ordem dos Médicos Dentistas faz referência aos quatro elementos principais do dente:
- A polpa, o centro onde se encontram os nervos e vasos sanguíneos.
- A dentina, que envolve a polpa e se liga à mesma por tubos microscópicos.
- O cemento de raiz, uma substância rígida que envolve a dentina.
- O esmalte, o elemento mais rígido do nosso organismo, que envolve a dentina.
A parte do dente que se vê acima da gengiva é a coroa, e a parte por baixo da gengiva é a raiz.
Como se desenvolve a hipersensibilidade dentinária
Quando os dentes são saudáveis, todas as camadas estão intactas e o interior do dente está protegido de bactérias, calor e frio, pressão e outros agentes irritantes. Quando estas camadas ficam enfraquecidas, a dentina frágil e os nervos podem ficar expostos, por várias razões.
Erosão por derretimento
O esmalte dentário, apesar de rígido, tem no ácido a sua fraqueza. A erosão dentária, da perda de esmalte e dentina, é causada em parte pelo consumo de alimentos e bebidas ácidos, que levam à eliminação dos minerais no dente, como explica o artigo no site jornaldentistry.pt. Esta situação também pode ocorrer se tiver casos de vómito ou refluxo gástrico. À medida que a erosão do esmalte piora, a camada mais fina de esmalte protege menos a dentina no seu interior, resultando em maior sensibilidade.
Periodontite
Conforme indicado no artigo da saudebemestar, a periodontite é causada pela placa bacteriana, uma consequência da má higiene oral. Esta maleita, além de dolorosa, expõe a dentina na raiz do dente a açúcares, ácidos e substâncias quentes e frias que podem aumentar a dor.
Lesões
Se tiver os dentes lascados ou fraturados, a dentina ou o nervo podem ficar expostos a agentes irritantes. As fendas nos dentes podem também acumular bactérias, levando a infeções e abcessos no dente. Pode ser uma dor semelhante, mas não é um caso de dentes sensíveis. Consulte o seu dentista sempre que tiver lesões nos dentes, pois as bactérias podem acumular-se nas fendas e levar a infeções, abcessos ou remoção dos dentes.
Como combater a hipersensibilidade da dentina?
O que pode fazer para combater as dores causadas por dentes sensíveis? A melhor forma de proteger a sua saúde oral é sempre a prevenção. Para evitar uma exposição excessiva da dentina a agentes irritantes, pratique uma higiene oral completa, lavando os dentes pelo menos duas vezes por dia, usando fio dentário e lavando a boca todos os dias.
A pasta de dentes e o elixir oral à base de flúor contribuem para reduzir a perda de esmalte. Os produtos feitos especificamente para proteger o esmalte dentário contêm flúor estanoso, o qual proporciona uma defesa mais abrangente contra a erosão do esmalte e pode até contribuir para atenuar os primeiros sinais de degradação dos dentes. Além disso, tem propriedades antibacterianas. Se as suas gengivas apresentam risco de retração, uma pasta de dentes ou um elixir oral com propriedades antibacterianas podem manter as suas gengivas em bom estado. Caso sinta uma dor de dentes nova e invulgar, consulte o seu dentista para garantir que não se trata de um problema mais grave. Se o dentista confirmar que é um caso de hipersensibilidade dos dentes, modere o consumo de alimentos ou bebidas ácidos ou açucarados, o que pode agravar a erosão do esmalte dentário. Alguns exemplos:
- Bebidas gaseificadas
- Frutos e sumos de fruta, especialmente citrinos
- Refrigerantes e bebidas espirituosas
- Bebidas desportivas
Se comer ou beber coisas ácidas, o esmalte dentário acaba por perder rigidez passado algum tempo. É por isso que deve lavar os dentes imediatamente após comer para proteger o esmalte. Se tiver uma grande sensibilidade dentária e erosão do esmalte, pode ser mais pertinente aguardar umas horas antes de lavar os dentes. Lave os dentes antes de comer ou beber para remover a placa e, posteriormente, lave com água ou um elixir oral de flúor. Aguarde umas horas para o esmalte endurecer e lave os dentes como faria normalmente.
Qual a melhor forma de lidar com a dor de dentes por irritação dos nervos? Para aliviar a hipersensibilidade dentária, utilize uma pasta de dentes para dentes sensíveis com arginina e carbonato de cálcio. Estes ingredientes, em conjunto, bloqueiam os pequenos vasos na dentina e protegem o nervo. Além disso, se tiver dor de dentes devido ao estímulo excessivo do nervo dentário, pode aplicar uma pequena quantidade à área afetada, com a ponta dos dedos, para um rápido alívio.