Pasta de dentes para dentes sensíveis: como funciona?

Segundo a saudebemestar.pt, cerca de 15% a 20% dos adultos sofrem de sensibilidade dentária. Se este é o seu caso, talvez já tenha pensado em usar pastas de dentes para dentes sensíveis, mas como será que esta pasta de dentes atua? Primeiro, vamos saber por que é que os dentes desenvolvem este tipo de sensibilidade.

O que causa dentes sensíveis?

 

O motivo mais comum para os dentes sensíveis é a retração das gengivas, ou seja, quando as gengivas se separam dos dentes. A retração das gengivas deve-se normalmente à periodontite. Consequentemente, a dentina fica exposta a agentes irritantes.

 

A dentina encontra-se hiperligada por redes microscópicas de vasos que levam ao centro do dente, no qual se encontra o nervo. Isto causa a dor que sente quando consome alimentos doces ou quando morde coisas quentes ou frias.

 

Outra das causas comuns dos dentes sensíveis é a perda de esmalte dentário. A parte visível do dente que sai das gengivas chama-se a coroa do dente e é coberta por uma camada de esmalte. O esmalte dentário é a substância mais rígida no nosso organismo e protege a dentina, a polpa e os nervos dos dentes, que são elementos mais frágeis.

 

O esmalte denário é rígido, mas não invencível! Conforme explica o artigo na revista Visão sobre cuidados a ter em caso de sensibilidade dentária, o consumo de alimentos e bebidas açucarados ou ácidos contribui para enfraquecer os minerais que fortalecem o esmalte dentário. O esmalte desgastado fica suscetível a abrasão, expondo a dentina por baixo.

 

Eis os elementos que podem danificar o esmalte dos seus dentes:

 

  • Bebidas ou alimentos açucarados ou ácidos
  • Lavar os dentes com demasiada força
  • Ranger os dentes
  • Doenças que causam vómito ou refluxo gástrico

Como é que a pasta de dentes ajuda os dentes mais sensíveis?

 

Quando os dentes sensíveis ficam expostos a um agente agressivo como uma bebida fria, o estímulo passa dos vasos da dentina ao nervo, e o nervo envia um sinal ao cérebro que lhe dá uma sensação de dor.

 

Existem dois tipos de pasta de dentes, para dentes sensíveis à dor. Um desses tipos bloqueia os vasos da dentina, impedindo os agentes causadores da dor de chegarem ao nervo. O segundo tipo dessensibiliza o nervo, impedindo-o de enviar sinais de dor ao cérebro.

Pasta de dentes com flúor para maior proteção

 

Muitas das pastas de dentes para dentes sensíveis são à base de flúor. Não impede a dor, mas fortalece o esmalte e a dentina, além de reduzir o risco de degradação.

 

Evite usar pasta de dentes abrasiva

 

Se tem dentes sensíveis, evite pastas de dentes com ingredientes abrasivos. Por exemplo, existem pastas de dentes branqueadoras com pequenas partículas que removem manchas da superfície dos dentes, mas que infelizmente danificam a dentina.

 

Outras formas de combater a sensibilidade dentária

 

O que pode fazer para combater os dentes sensíveis? A melhor solução é mesmo a boa higiene oral. Lave os dentes, incluindo língua e gengivas, pelo menos duas vezes por dia e em movimentos suaves. Não se esqueça também de usar fio dentário e elixir oral.

 

Ter dentes sensíveis é sempre sinal de que a dentina está exposta. Como a dentina é mais propensa à erosão e degradação dos dentes, é particularmente importante ter uma boa saúde oral. Para proteger o esmalte, evite açúcares e bebidas gaseificadas, açucaradas e/ou ácidas. Além disso, pode:

 

  • Mascar pastilha sem açúcar depois das refeições para estimular a produção de saliva, que neutraliza os ácidos.
  • Lavar a boca com água ou com um elixir oral com flúor depois das refeições e evitar os snacks entre refeições.
  • Limitar os alimentos açucarados às refeições principais.

 

Quando deve ir ao dentista?

 

Se sofreu de hipersensibilidade dos dentes recentemente, marque uma consulta com o dentista. Este poderá fazer o tratamento do problema que o afeta e indicar a melhor forma de lidar com dentes sensíveis. Graças ao seu dentista, não faltará muito para que possa saborear os seus alimentos favoritos!

 

Mais Artigos

  • Como se deve usar o fio dentário?

    Usar o fio dentário, da forma adequada remove a placa e os restos de alimentos em zonas a que muitas vezes a escova de dentes não chega: por baixo da linha das gengivas e nos espaços entre os dentes. Uma vez que a placa entre os dentes pode levar à degradação dos dentes e gengivite, as autoridades de saúde oral recomendam o uso diário do fio dentário.
    SAIBA MAIS »
  • Dor de dentes em emergências dentárias

    A dor de dentes pode dar cabo do nosso dia, dificultar as refeições, o sono e impossibilitar a concentração. Se a sua dor de dentes for muito grave, pode tratar-se de uma emergência dentária.
    SAIBA MAIS »
  • Como é que os mais pequenos aprendem a escovar bem os dentes?

    Escovar os dentes corretamente, implica a remoção da placa bacteriana. Se os lavar bem, normalmente demora 120 segundos, ou seja, dois minutos. Se você e o seu filho quiserem cronometrar, podem acertar o relógio para dois minutos, enquanto se concentram em lavar bem os dentes.
    SAIBA MAIS »
  • Hipersensibilidade Dentinária: razões da dor de dentes e o que fazer

    Imagine que está a beber um refresco ou a comer um doce e sente uma dor aguda e repentina nos dentes que o impede de desfrutar o momento. A dor desaparece rapidamente, mas em breve regressa. É provável que este fenómeno se deva a um caso de sensibilidade da dentina, cuja sensação se assemelha à dor de dentes.
    SAIBA MAIS »